Notícias do Projeto

Confira aqui as últimas notícias e atualizações do projeto, mantendo-se informado sobre seu desenvolvimento.

Projeto conjunto entre Ministério da Saúde e UnB avança na preservação do acervo arquivístico institucional

No dia 23 de julho de 2025, teve início a Meta de Tratamento Arquivístico de 27.500 caixas-arquivo do acervo do Ministério da Saúde (MS), uma das metas previstas no Termo de Execução Descentralizada – TED nº 81/2024, firmado com a Universidade de Brasília (UnB).

O início formal das atividades foi marcado por uma reunião de alinhamento entre as equipes do MS e da UnB. Estiveram presentes os professores Renato Tarciso Barbosa de Sousa (coordenador do projeto e diretor da Faculdade de Ciência da Informação – FCI/UnB) e Rogério Henrique de Araújo Júnior (gestor do projeto e vice-diretor da FCI/UnB), os servidores do MS Bruna Rezende (chefe da Divisão de Assistência e Gerenciamento Documental) e Denilson Alexandrino dos Santos (arquivista), além de alunos bolsistas e pesquisadores selecionados para atuação no TED nº 81/2024.

Durante a reunião, foram discutidas questões gerais da Meta de Tratamento Arquivístico, bem como aspectos relacionados à organização e à atuação da equipe de bolsistas e pesquisadores ao longo da execução das atividades. Também foram abordados temas como o uso do espaço físico, a localização do acervo, a logística para movimentação da documentação e os pontos de contato para resolução de demandas entre os partícipes do TED.

A execução da Meta de Tratamento Arquivístico aguardava a conclusão das reformas no espaço físico destinado à alocação das equipes do MS e da UnB, com o objetivo de proporcionar maior conforto e bem-estar a todos os envolvidos no processo de tratamento da documentação.

Ressalta-se que a reforma foi fruto do esforço empreendido pela Coordenação de Gestão de Documentos do MS (CDOC), especialmente de sua coordenadora, a servidora Maria Resende, que tem adotado uma série de medidas voltadas à garantia do acesso e da preservação do acervo arquivístico do Ministério.

Nesta terça-feira (15/04), foi realizada a primeira reunião de apresentação do planejamento da nova etapa do diagnóstico arquivístico do Ministério da Saúde (MS), no âmbito do Projeto de Pesquisa celebrado entre o MS e a Universidade de Brasília (UnB). A atividade corresponde à Meta 2 do projeto.

Participaram do encontro os representantes do Ministério da Saúde Maria Caetano, Bruna Rezende, Denilson dos Santos e Michelle Souza, além dos pesquisadores da UnB Carlos Leite e Rejane Canuto. O projeto é coordenado pelos Professores Renato Tarciso Barbosa de Sousa e Rogério Henrique de Araújo Júnior, da Universidade de Brasília.

Projeto MS/UnB inicia atualização do diagnóstico arquivístico com nova metodologia

Durante a reunião, foram apresentados os objetivos principais da etapa, a metodologia atualizada e os instrumentos que serão aplicados, com destaque para a ferramenta de avaliação de maturidade em gestão de documentos e o uso de painéis interativos em Business Intelligence (BI) para visualização, tratamento e governança dos dados arquivísticos.

O encontro também trouxe reflexões sobre as limitações do diagnóstico realizado em 2020, que, embora tenha cumprido sua função à época, não dispõe de um ambiente de governança de dados que permita atualização contínua, comparações automáticas e acesso facilitado às informações estratégicas. A nova abordagem busca superar essas lacunas por meio da integração de dados atualizados, organizados em painéis acessíveis via computador, tablet ou celular.

Para saber mais sobre a Meta 2 e acompanhar todas as informações sobre o diagnóstico arquivístico do MS, clique aqui