Meta 1 – Gerenciamento

O Projeto UnB/MS será conduzido e implementado com uso de metodologias Ágeis. As Metodologias Ágeis são um conjunto de técnicas que contribuem para o processo de gestão de projetos com maior agilidade, interação e entregas com prazos curtos. Por meio dessas abordagens, os resultados poderão ser mensurados a cada entrega. O modelo Agile é baseado em ciclos interativos e incrementais, trazendo flexibilidade e adaptabilidade ao projeto. Esse método buscará integrar a comunicação entre as equipes UnB e o Ministério seguindo um único objetivo, de forma a otimizar os processos e aumentar a eficiência dos resultados.

Equipe Responsável (UnB)

Professor Orientador: Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior

Pesquisador: Ariovaldo Dias Furtado.

Benefícios das Metodologias Ágeis

1. Adaptabilidade

2. Flexibilidade e produtividade

Envolver equipes é o objetivo dos métodos Ágeis. Grupos multidisciplinares devem trabalhar em conjunto na busca de soluções em um ambiente colaborativo e motivador. Afinal, o relacionamento no cotidiano cria laços entre as pessoas influenciando a pesquisa.

Outra vantagem é a comunicação do início ao fim do projeto. Dessa forma, será possível estabelecer o diálogo e troca de ideias entre as pessoas e melhorar a interpretação das informações, evitando ambiguidades durante o processo.

4. Comunicação

3. Colaboração entre equipes

Com processos burocráticos reduzidos e controlados, as equipes de pesquisa têm maior autonomia e procedimentos mais simplificados, aumentando a produtividade e flexibilidade na busca de alternativas para solucionar problemas de forma assertiva.

Foco na correta apreensão dos problemas identificados no programa de gestão de documentos do MS. Etapas do processo em ciclos curtos, permite a compreensão e aplicação dos resultados de pesquisa.

Utilização do Scrum para Projetos Complexos

O Scrum é um conjunto de boas práticas que simplifica a gestão de projetos complexos, notadamente aqueles que envolvem incertezas nas etapas ou nos requisitos. Com foco na equipe, o Scrum mantém registros visíveis do progresso do projeto, fornecendo uma visão clara do seu status atual, do trabalho já concluído e das tarefas pendentes de conclusão. Essa abordagem permite entregas mais rápidas de produtos, preservando a qualidade, por meio de ciclos rápidos chamados "sprints", que geralmente têm duração de duas a quatro semanas. O Scrum é altamente flexível, permitindo ajustes ágeis durante esses ciclos, tornando-o uma abordagem ágil e eficaz.

Papéis da Equipe no Projeto

No âmbito da Universidade de Brasília, foram definidos papéis específicos para a gestão do projeto com base no Scrum.

É responsável por estabelecer a visão do projeto e maximizar o valor das entregas, assegurando que o trabalho esteja alinhado com os compromissos junto ao Ministério.

Product Owner (P.O.)

Normalmente, são arquivistas com vasta experiência, os quais atuam liderando e facilitando a ação das equipes Scrum e garantindo a aderência rigorosa à metodologia.

Scrum Masters

Equipes Scrum

Formadas por pesquisadores, bolsistas graduandos, mestrandos e doutorandos da UnB ou de outras instituições, selecionados por meio de consulta pública, e operam sob a orientação e o controle rigoroso do Scrum Master, com base em sua experiência prática na metodologia estabelecida pela Universidade de Brasília.

Scrum Master

Prof. Dr.

Renato Tarciso Barbosa de Sousa
E-mail: renatosousa1965@gmail.com

Gestor

Prof. Dr.

Rogério Henrique de Araújo Júnior
E-mail: rogerio.araujo.jr@gmail.com

P.O

Scrum Master

Scrum Master

Coordenador

Pesquisador

Pesquisador

Pesquisadora

Pesquisador

Ariovaldo Dias Furtado
E-mail: ariovaldo.furtado@gmail.com

Carlos Henrique de Oliveira Leite
E-mail: carloshunb@gmail.com

Rejane Soares Canuto
E-mail: rejanecanuto@gmail.com

Tael Michael da Cruz Sarmento
E-mail: tael.projeto@gmail.com